domingo, 9 de agosto de 2009

A maravilhosa fábrica de tempo

Vejo a maioria das pessoas reclamando que não possuem tempo para fazer o que querem. E é fato: grande parte dos meus amigos, paulistas e paulistanos, vivem nessa correria do dia-a-dia frenético de trabalho, estudos e outras atribulações. E eu não me excluo desse grupo de pessoas que reclama da vida, principalmente porque em algum momento da minha vida eu já tive mais tempo livre para fazer seja lá o que eu quisesse fazer.

Não há uma fórmula mágica para fabricar tempo. Mas há uma maneira de você aproveitar melhor seu tempo. Aproveitar melhor as 'sobras', por exemplo, pode te ajudar a encaixar coisas triviais de serem feitas no seu cotidiano. Eu mesmo quando pego metrô ou ônibus vou lendo um livro, fazendo palavras cruzadas ou jogando um jogo. Não importa a atividade que você esteja fazendo.

Outra estratégia é você parar tudo e se organizar melhor. A maioria das coisas acaba morrendo abafada por falta de planejamento. Não espere ter tempo pra fazer as coisas acontecerem, mas faça o tempo. Se depender de nós mesmos, acabamos empurrando planos pra frente pra fazê-los acontecer, quando o mais importante é termos pró-atividade para levar as nossas próprias vidas.

O que isso tem a ver com a viagem? Bem, eu tenho uma meta de ir viajar ano que vem, e vou a todo custo. Deixei algumas coisas me abaterem no caminho mas não posso me desvirtuar do caminho que eu pretendo tomar. Principalmente agora, que é meio caminho andado para eu me formar na faculdade, agente motivante da viagem.

Um comentário:

  1. Que ótima surpresa ver essa atualização em meu igoogle. :)

    Aaah.... a 'falta de tempo'! Grande inimiga, grande amiga e assunto de tantas rodas de amigos. Bom, todos estão sujeitos a isso, principalmente pessoas como nós, presas pelo trabalho, escravos do dinheiro... isso se vc realmente pensa dessa maneira!

    Sei que 'falta de tempo' é desculpa... ou essa desculpa é a desculpa da desculpa...

    Mas eu tento aproveitar meu tempo, realmente tento. E faço oq tenho q fazer e um pouco do que quero fazer! Trabalhos sociais ajudam e sao muito prazerosos! Cursos e treinamentos são cansativos mas sempre proveitosos! E nada do seu tempo é um desperdício! Se vc sentir q é, então o problema está em como vc administra o seu tempo. O seu tempo não deve ser um disperdício. Nosso tempo já é curto, como não achar que é idiotice desperdiçar o que sobrou dele?

    Mas ninguém escapa... hoje tenho reunião importante e muitíssimo boa da JCI, mas segunda-feira... não estou conseguindo juntar concentração... tô mais querendo nao ir do q ir..... mas... a pauta está boa. Devemos ultrapassar esses obstáculos, mas a saúde e bem estar sao mais importantes. Amanha ficarei a noite toda fora no projeto Integração, por isso o desânimo. Mas não deveria ficar desanimada por essas coisas, são maravilhosas! :)

    Por fim, se ainda não conhece, acesse efetividade.net. Tem tudo a ver! :)

    ResponderExcluir