quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O primeiro adversário: câmbio financeiro

Nunca me virei tão bem com 50 reais fora do país quanto em Mar del Plata. Vá lá que não paguei quase nada e guardei o dinheiro quase que exclusivamente, se não só para isso, comprar livros em espanhol. Tamanha minha desilusão em ver que só poderia levar os pockets, pois os livros normais realmente saiam mais caros, e eu queria levar mais de um. Mas a questão em si não são os livros: eu e minha mãe quando fomos para lá comemos muitíssimo bem a preços muito justos, bem distante do que esperávamos tendo em vista que a cidade era turística e bastante badalada.

Surgindo da minha necessidade de comer enquanto estiver fora, eis que surge meu primeiro grande vilão nos preparativos para a grande viagem: o câmbio financeiro. Péssima época para viagens, o dólar simplesmente disparou nos últimos meses em decorrência da crise financeira mundial. E isso de certa maneira afeta minha viagem, embora não vá para lugar algum com moeda americana, pois pra onde quer que eu vá, as coisas estarão um pouco inflacionadas, se comparado com alguns meses atrás.

Tendo em vista os dois roteiros planejados, segue-se uma prévia da cotação de hoje das principais moedas envolvidas nessa viagem (26/2/2009):

Europa
1 real = 0,334 euro

América do Sul
1 real = 1,516 peso argentino
1 real = 254,818 pesos chilenos
1 real = 1,384 sol novo peruano
1 real = 2.187,633 guaranis paraguaios

Para haver uma escala razoável, eis os preços de um Big Mac em cada um desses países.

Europa
Big Mac = 3,42 euros (~10,22 reais)

América do Sul
Big Mac = 11,50 pesos argentinos (~7,58 reais)
Big Mac = 1.550 pesos chilenos (~6,08 reais)
Big Mac = 8,06 sol novo peruano (~5,82 reais)
Big Mac = 10.500 guaranis paraguaios (~4,80 reais)

No Brasil, o Big Mac está cotado em média em 8,02 reais.

Longe de mim viver de McDonald's, seja lá onde eu estiver, mas dá para ter uma noção dos gastos dessa viagem, principalmente com comida. E com livros.

(Cotação de moedas extraída de http://economia.uol.com.br/cotacoes/; Preços dos Big Mac's extraído do Big Mac index em http://www.economist.com/markets/bigmac/index.cfm)

Um comentário:

  1. Aff q droga... meu comentario se foi... enfim...

    resumidamente pq nem lembro mais oq escrevi.. xD

    um dia te levo para passear no nihon qdo eu ja tiver minha cidadania, uma casa, carro, pc e tudo de bom e puder me considerar morando la e nao perdida turista. Assim serei sua guia! Eu adorarei isso!

    Bjs,
    Erikinha fazendo ctrl+c dessa vez

    ResponderExcluir